quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Trabalho em Grupo: Desperte o Líder em Você!
DESPERTE O LÍDER EM VOCÊ!
(*) Viviane Sampaio
Toda pessoa tem capacidade para ser um líder. Entretanto, não é qualquer pessoa que deseja “pagar o preço” para ocupar essa posição. O guru Peter Drucker disse: “É preciso reconhecer que posição hierárquica elevada não confere privilégios, mas sim, envolve responsabilidades.”
Além disso, a liderança exige treinamento constante de habilidades psicológicas para gerenciar os conflitos de interesses inerentes aos relacionamentos interpessoais e ao mercado de trabalho. A seguir, cito algumas das principais habilidades para se tornar um líder eficaz:
1) Atitude Psicológica Positiva: O líder deve ser um expert em motivação. Diante de grandes projetos, é inevitável que a equipe tenha momentos de crise ou desânimo. Portanto, o líder precisa ser uma pessoa com tendência ao otimismo e deve conseguir passar esse sentimento para sua equipe.
2) Resiliência: Todo líder deve desenvolver ao máximo a sua resiliência. Psicólogos Clínicos são profissionais que treinam constantemente o aumento do seu próprio grau de resiliência para conseguir fazer com que seus pacientes superem suas dificuldades e potencializem seus pontos fortes. O que é isso? É a capacidade de suportar a incerteza, a pressão e a alta cobrança das situações adversas sem perder o otimismo, a confiança na mudança das atitudes do paciente perante os problemas e o foco nos resultados positivos futuros.
3) Pensamento Estratégico e Criatividade: O líder deve ser criativo e ficar sempre atento periodicamente para a necessidade de fazer alterações nas etapas de cada trabalho, na distribuição de tarefas e responsabilidades e na composição da equipe. É preciso prever obstáculos e criar planos de ação com estratégias vencedoras para superar os imprevistos. Essa atitude garante a boa condução do processo e aumenta as chances de uma execução impecável.
4) Foco na Meta: O líder deve sempre estar direcionado para soluções, ao invés, de desperdiçar tempo com o foco nos problemas. Pessoas orientadas para o fracasso focam nos seus defeitos e no pior de todas as situações. Querem sempre ganhar tudo nas negociações, têm pouca flexibilidade para gerenciar os conflitos e um alto grau de insatisfação diária. Pessoas orientadas para o sucesso ou líderes são indivíduos que se preocupam em melhorar suas qualidades e focam no seu constante aperfeiçoamento. Não têm expectativas irrealistas de ganhar tudo nos negócios, são flexíveis na gestão de pessoas e comemoram as pequenas e grandes vitórias para se manterem motivados no trabalho.
5) Coach: O líder deve ter as habilidades de um Coach. Ele tem que engajar a equipe nas metas do projeto. É um grande incentivador e precisar fazer com que as pessoas “vistam a camisa”. Como ele faz isso? Ele é o símbolo da união do grupo e a memória ambulante de todos. Frequentemente, relembra a cada membro da equipe quais são os seus talentos, qualidades e competências pessoais que contribuem para o trabalho do grupo como um todo. Ele é um agregador por natureza e sabe como fazer as pessoas darem o melhor de si.
(*)Viviane Sampaio. Psicóloga e Coach. Autora do Blog Coaching www.coachingvs.blogspot.com. Trabalha na Vila Mariana em São Paulo-SP. O telefone para contato é: (11) 9808-3718 ou e-mail: vs@vivianesampaio.com.br
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