quinta-feira, 28 de maio de 2009

MUNDO DO TRABALHO: Entidades reivindicam um trabalhista no STF


Foto: MIN. TARSO GENRO, RECEBE ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO MUNDO DO TRABALHO


VAGA NO STF
Tarso Genro recebe reivindicação de um trabalhista de perfil no Supremo Tribunal Federal

(*) Luiz Salvador


Em audiência pública realizada hoje, 28.05.2009 no Ministério da Justiça, o Ministro Tarso Genro recebeu em seu Gabinete diversas entidades representativas do direito laboral ABRAT/ALAL/JUTRA/ANAMATRA/ANPT e ALJT que reivindicam apoio a nomeação pelo Governo LULA de um trabalhista de perfil ao STF.

Entendem as entidades presentes que é chegado o momento de o Presidente LULA nomear para o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL um trabalhista de perfil social, buscando dar efetividade ao princípio unitário da Carta Cidadã que dá prevalência ao social à dignidade da pessoa humana, subordinando o capital ao atendimento de sua função social, assegurando empregabilidade diga e de qualidade, em meio ambiente laboral equilibrado, livre de riscos de acidentes e de adoecimentos ocupacionais, dando-se concretude aos fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil.

O Ministro Tarso Genro, com sua vasta experiência de advogado laboralista, assumiu o compromisso de levar ao Governo Lula a reivindicação das entidades presentes, visando a nomeação de um trabalhista para uma oportuna vaga a ser aberta no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

Leia a íntegra do Ofício subscrito entregue ao Ministro pela ABRAT e apoiado pelas demais entidades presentes.

Of.014/2009/GAB/ABRAT Brasília, 28 de maio de 2.009


Excelentíssimo Senhor
Dr. TARSO GENRO
DD. Ministro de Estado de Justiça



Prezado Ministro,

A ABRAT - Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (www.abrat.adv.br) que congrega os advogados trabalhistas brasileiros, representados em cada localidade (Estado) pelas respectivas associações regionais reivindica do governo LULA uma vaga a um trabalhista de perfil no STF

Mas não a um trabalhista qualquer. Mas um trabalhista voltado à defesa dos postulados constitucionais que dão prevalência ao social, à vida saudável e de qualidade, de concretude possível, pela efetividade dos princípios fundantes da República Federativa do Brasil, cujo modelo econômico já tem suas diretrizes traçadas na valorização do trabalho humano, na busca do pleno emprego e de qualidade, subordinando-se o capital ao atendimento da função social da propriedade (inciso III do art.170), que dá concretude aos fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil enunciados nos artigos 1º, 3º, 4º. 6º e 7º, dentre outros.
A ABRAT entende que chegou a hora do governo LULA honrar a classe trabalhadora, escolhendo um trabalhista que atenda ao perfil que busque emprestar efetividade aos princípios fundantes do Direito do Trabalho, com uma Justiça do Trabalho de competência ampliada para decidir toda e qualquer questão relacionada a uma relação de trabalho, tendo de um lado empregado e de outro empregador e ou não, como se depreende da leitura objetiva do novo art. 114 da Constituição Federal, a teor da reforma aprovada pela EC 45.

Há movimentos que reivindicam a mantença da vaga pelo gênero, se a vaga for aberta por uma mulher, a nomeação de outra mulher. A ABRAT advoga que para a próxima vaga a ser aberta o governo LULA deve nomear um trabalhista de perfil progressista que pugne pelos avanços e concretude dos princípios fundantes do Direito Social, não se admitindo que com outro perfil mais conservador, se pratique o retrocesso social não tutelado e nem admitido pela Carta Cidadã de 1.988.

Sabedores da alta sensibilidade social de Vossa Excelência no trato da questão pública e voltada à efetividade dos anseios da sociedade brasileira pela efetividade do primado do trabalho digno e de qualidade perseguidos pela Carta Cidadã já a partir dos próprios fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil e que lhe endereçamos esse expediente, para seu conhecimento, rogando que o mesmo seja levado ao conhecimento também a outros Ministérios, bem como ao Presidente LULA esse pedido da advocacia trabalhista brasileira pela nomeação de um trabalhista de perfil social laboral ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, na próxima vaga que vier oportunamente a ser aberta.

Servimo-nos do presente para reiterar a Vossa Excelência os nossos mais efusivos votos de alta estima e consideração.

Luiz Salvador
Presidente da ABRAT


(*) Luiz Salvador é Presidente da ABRAT (www.abrat.adv.br), Vice-Presidente da ALAL (www.alal.la), Representante Brasileiro no Depto. de Saúde do Trabalhador da JUTRA (www.jutra.org), assessor jurídico da AEPETRO e da ATIVA, membro integrante do corpo técnico do Diap e Secretário Geral da CNDS do Conselho Federal da OAB, e-mail: luizsalv@terra.com.br, site: www.defesadotrabalhador.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário