sábado, 8 de fevereiro de 2014

TRAGÉDIA NA ARENA DA AMAZÖNIA: O operário Antônio José Pita Martins, 55 anos, que também morreu chegou de Portugal para desmontar um guindaste utilizado na construção da estrutura metálica do estádio




ACIDENTE DO TRABALHO & CRIME DOLOSO: Tragédia na obra da arena na Amazönia.

O operário Antônio José Pita Martins, 55 anos, que também morreu chegou de Portugal para desmontar um guindaste utilizado na construção da estrutura metálica do estádio

Operario Marcleudo de Melo Ferreira despenca de altura de 35 metros de altura, na madrugada de sábado, dia 14.12.2013. Das 64 medidas de segurança exigida, 63 delas não foram cumpridas. E ainda chamam isso de acidente de trabalho. Em nosso entendimento fatalidades como essas não podem ser tidas como de acidente de trabalho. Posto que sabido que para ser reconhecido como “ Acidente do trabalho” há que ser um acontecimento imprevisível em que o empregador tenha investido em prevenção, cumprindo todas as normas de segurança e saúde, prevista na legislação de proteção à mantença da higidez física e psíquica de seus empregados e mesmo assim o infortúnio venha a ocorrer. Mas o que está acontecendo no Brasil é um crime com dolo eventual, porque ainda que a tragédia não esteja sendo desejada, a omissão e a ganância pelo lucro a qualquer custo, prevalece sobre o dever de assegurar saúde ao trabalhador. Daí que estamos defendendo a aprovação no Brasil de um direito penal trabalhista, a exemplo do que já é lei vigente na espanha, criminalizando-se o mau empregador que descumpre a legislação de proteção à integridade física e psíquica de seu trabalhador, em ocorrendo o infortúnio laboral. DIREITO PENAL TRABALHISTA. A não eliminação dos riscos acidentários implica em verdadeiro crime cometido contra os trabalhadores.

A falta de investimento em prevenção, de segurança e descumprimentos da legislação infortunística no Brasil, mata, não só nossos nacionais, mas, também, trabalhadores de outros países que vem ao Brasil, prestar sua mão de obra, por mais especializada seja: Funcionário morto em acidente viajou de Portugal para desmontar equipamento.

Leia mais.
O operário Antônio José Pita Martins, 55 anos, que morreu nesta sexta-feira em um acidente nas obras da Arena da Amazônia, chegou de Portugal para desmontar um guindaste utilizado na construção da estrutura metálica do estádio. Ele era funcionário da empresa Martifer, em Portugal, que é responsável por toda a parte da estrutura metálica da arena.
 


Acesse o Link: http://terratv.terra.com.br/default.aspx?play=1&cid=7317738
 
 
 
Plano de segurança para a Copa do Mundo já está sendo montado
"Ele veio especificamente para dar assistência na desmobilização da obra, era técnico especializado na desmontagem do equipamento", explicou a gerente jurídica da empresa, Nina Neubarth, à Agência Brasil. O acidente aconteceu ao lado da arena, na área do Sambódromo da capital amazonense, quando trabalhadores estavam desmontando o guindaste utilizado.
Segundo Nina, a empresa está providenciando assistência à família de Martins em Portugal e irá agilizar o trâmite do traslado do corpo. A gerente jurídica da empresa irá embarcar ainda nesta sexta para Manaus para as primeiras providências e para iniciar a apuração das causas do acidente. "Estamos fazendo o possível para confortá-los e levar o corpo o mais rápido possível", disse.
O ministro Esporte, Aldo Rebelo, divulgou uma nota lamentando a morte do trabalhador. "Pessoalmente e em nome do governo federal, manifesto profundo pesar e expresso meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos do operário", afirmou.
Link:


Um comentário: